(31) 3497-5020  Entre em contato

KVA, Watts, Volts: o que são essas medidas?

 

unidades_medida_1.jpg

Quando falamos em potência de nobreaks e geradores, costumamos medir em kVA. Mas você sabe o que essa medida significa? Cada kVA, ou quilovoltampere, equivale a 10³ voltamperes, ou seja, 1 kVA é igual a 1000 VA.

 

O VA é a potência que surge da relação ente a tensão (V=Volts) e a corrente elétrica (A=Ampéres). Para entender melhor o conceito do VA, é importante entender que o voltampere é uma potência aparente que deriva da:

 

- Potência ativa, que se refere efetivamente à energia transformada em trabalho, e é calculada em Watts (W), ou seja, é a energia realmente gasta e que é cobrada pelas concessionárias (que cobram em kW/h);

 

- Potência reativa, que se refere às perdas do equipamento, como seu aquecimento, atritos por rotação e outras perdas (magnéticas). É a energia que não é consumida e que produz um campo magnético que permite ao motor elétrico funcionar, e é calculada em Var.

 

Para facilitar sua escolha sobre quantos kVA e qual o melhor nobreak seria necessário para atender suas necessidades, basta entrar em contato conosco e verificar a potência média dos principais equipamentos que seriam conectados ao nobreak em sua residência ou condomínio.

Por que a potência de um motor é medida em cavalos?

Outra unidade de medida comumente encontrada quando falamos de nobreaks para portões eletrônicos são os cavalos, ou CV (= cavalo-vapor). Os “cavalos de potência” são também usados em motores da indústria automobilística e embarcações.

 

Essa medida surgiu quando o engenheiro escocês James Watt precisou criar uma unidade que comparasse a força desses animais ao trabalho realizado pela recém-criada máquina a vapor. Como os cavalos eram responsáveis por quase todo o trabalho de içar os grandes baldes de carvão das minas, a medida do cavalo-vapor (CV) foi criada para expressar a potência de uma máquina e representar a força necessária para elevar, em um segundo, a 1m de altura, um peso de 75 kg.

 

Graças aos resultados atingidos por Watt e à sua forte influência na Revolução Industrial , a sua unidade de medida de potência também se tornou muito popular, sendo usada até os dias de hoje. Em energia, a medida “cavalo-vapor” corresponde a aproximadamente 735,5 watts.