(31) 3497-5020  Entre em contato

Formas de onda de energia: Onda senoidal e quadrada

 

senoidal_retangula32.jpg

Quando escolhemos um nobreak nos deparamos com alguns termos e expressões técnicas que nem sempre sabemos o que significam e até que ponto são importantes em nossa decisão de compra. A forma de onda da energia é uma dessas expressões.

 

Onda senoidal, senoidal pura, senoidal por aproximação, semi-senoidal, quadrada ou trapezoidal. Qual delas seria a melhor e até que ponto essa característica impacta na qualidade da energia fornecida pelo nobreak?

 

Afinal, o que é a forma de onda da energia?

É uma representação gráfica que demonstra a forma com que a energia evolui ao longo do tempo, com suas variações nos valores de tensão. A onda de energia que é transmitida pela rede elétrica, provida pela concessionária de seu Estado, é senoidal. Ou seja, é uma onda pura e harmônica.

 

Quando há falta de energia e o nobreak deixa de ser alimentado pela rede elétrica, a energia contínua, gerada pelas baterias do nobreak, são transformadas através do seu “inversor” para que seus equipamentos possam continuar ligados e recebendo energia.

 

Existem nobreaks que transformam a onda de energia de sua saída em “semi-senoidal”, “senoidal por aproximação” ou “quadrada”. Ou seja, a energia que irá alimentar seus equipamentos pode transmitir picos abruptos e oscilações na energia fornecida, podendo causar sérios prejuízos ao funcionamento de equipamentos mais modernos e sensíveis, em curto e médio prazo, reduzindo a vida útil desses equipamentos. Nobreaks deste tipo são conhecidos como “short-breaks”.

 

Os nobreaks que oferecem energia com formato de "onda senoidal", como os da Engetron, entregam uma energia que forma o desenho de uma senoide perfeita. E na falta de energia, os inversores do nobreak continuam alimentando os equipamentos com a onda senoidal pura. Para isso, são necessários inversores mais tecnológicos do que aqueles dos modelos de nobreak com “onda quadrada”. Por isso, nobreaks senoidais são mais robustos e confiáveis, pois garantem que o equipamento seja alimentado pela energia para qual foi projetado, que é a senoidal. 

 

Fazendo uma analogia simples, a "onda senoidal" seria o combustível puro que você pode abastecer o seu carro para o devido funcionamento dele. Ele também pode funcionar com combustível adulterado se você preferir o baixo custo, mas o seu carro terá uma vida útil reduzida do motor e poderá ter alguns problemas futuramente se você continuar utilizando esse combustível.

 

Alguns fabricantes de nobreaks com “onda quadrada” estimam a vida útil de seus produtos correlacionando essa durabilidade à vida útil das baterias, que duram em média 2 anos. Um nobreak senoidal e de qualidade pode durar mais do que o dobro desse tempo, garantindo energia de alta qualidade aos seus equipamentos. Os nobreaks da Linha Volt Engetron ainda oferecem a vantagem de permitir a troca fácil de baterias o que aumenta ainda mais durabilidade do produto. 

 

Por isso, fique atento ao formato de onda informado em seu nobreak se deseja garantir maior durabilidade e confiabilidade para seus equipamentos. E caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento e converse com nossos técnicos para que possam indicar a melhor solução em energia para você.