MEU PRIMEIRO NOBREAK, COMO DIMENSIONAR, INSTALAR E MANTER?


Dimensionamento
Alguns dados são necessários para apurar o nobreak ideal para sua aplicação e as informações relevantes são as seguintes potência, tensão e quantidade de fazes.
Vamos começar pela potência. Precisamos saber o quanto de carga será protegida pelo equipamento e para isso temos três formas :
1. Medindo o consumo de energia no painel elétrico através de uma ferramenta chamada Alicate amperímetro que nos dará a informação da corrente consumida pela carga no condutor.
Obs.: Caso o circuito medido tenha carga que não são “nobres”, ou seja, cargas que não precisam ficar protegidas pelo nobreak não se deve utilizar esta forma de apuração.
2. Verificando as etiquetas técnicas de consumo do aparelho a ser protegido observando o consumo de corrente em amperes e somando o consumo.
3. Fazer uma lista dos equipamentos a serem protegidos com marca, modelo e quantidade e depois pesquisar a potência em WATTS no “datasheet” do mesmo na internet e somando as potências.
O ideal é que se encontre a potência total em Watts, que é a energia ATIVA consumida pela carga.
Agora vamos precisar saber a tensão.
Simples deve-se verificar na documentação técnica de todos os aparelhos se trabalham em 127, 220V ou se são bivolt, ou seja , aceitam qualquer uma das duas tensões.


Quantidade de fases
Nobreaks acima de 25 KVA (F-F-F) normalmente são Trifásicos devido a alta corrente, por isso é necessário dividir esta carga entre as 3 fases.
Nobreaks com menos de 10kva normalmente são bifásicos (F-F) ou monofásicos (F-N).
Quando falamos de nobreaks menores a escolha entre Trifásico, bifásico ou monofásico é uma análise totalmente técnica, pois deve-se verificar o que se tem disponível no local a instalar o nobreak, portanto deve-se consultar um eletricista de confiança ou acionar nossa consultoria.


Autonomia
Esta análise afeta drasticamente o custo e dimensões do equipamento, de uma forma geral um nobreak tem uma autonomia chamada de básica que são entre 8 e 15 minutos, acima disso normalmente deve-se acrescentar bancos de baterias adicionais. O acréscimo de baterias pode em alguns casos onerar o custo de uma forma que os bancos de baterias ficam mais caros que o próprio nobreak.
Obs: Lembre-se que as baterias é um dos itens que se desgastam com o tempo e que exigirá novo investimento na substituição das mesmas em um prazo médio de 3 a 5 anos dependendo da frequência da manutenção preventiva, por isso seja razoável na escolha do tempo e adquira também uma manutenção preventiva através de que verificam o estado geral do equipamento com frequência

 

Espaço
Este é um item muito importante, pois dependendo das características de autonomia e potência do nobreak o equipamento pode consumir muito espaço e além do mais exercer muito peso na estrutura devido às baterias de chumbo ácido.
Daí é imprescindível em alguns casos até a consulta do Engenheiro Civil responsável pela obra para que ele calcule o peso máximo que a estrutura suporta por metro quadrado.
Infraestrutura
A infraestrutura é outro ponto muito importante pois não adianta nada investir no melhor nobreak se não tiver a base preparada paa recebe-lo. A infraestrutura deve ser disponibilizada pelo cliente e deve ficar pronta ANTES da chegada do nobreak, por isso consulte nossa empresa para avaliar se é necessário alguma intervenção no local e solicitar o orçamento deste serviço.

 

Entrega
Nos casos em que a entrega do nobreak for por conta do fabricante, o mesmo não considera as dificuldades de acesso ao local final de instalação do seu nobreak, portanto caso o local que o nobreak fique seja de difícil acesso avise ao seu consultor a presença de escadas, rebaixos, dificuldade de acesso do caminhão da transportadora devido a estrada mal conservado ou muito íngreme.

 

Ativação
A Ativação ou Startup é a tarefa que na maioria dos casos já está incluso no valor pago pelo nobreak. Esta tarefa é realizada por um técnico da fábrica ou de uma Assistência Técnica Autorizada e em nenhum momento deve ser feita por pessoa sem autorização, salvo nos casos de nobreaks de pequeno porte. (de 5kva ou menos)
IMPORTANTE: NÃO DEIXE ULTRAPASSAR MAIS QUE 60 DIAS DA EMISSÃO DA NOTA FISCAL PARA ATIVAR SEU NOBREAK POIS A PARTIR DESTA DATA VOCÊ PERDE A GARANTIA DAS BATERIAS

 

Manutenção
A Manutenção Preventiva é essencial para o aumento da vida útil das baterias e a diminuição de gastos emergenciais em manutenções corretivas. Consulte o valor do investimento ainda na aquisição do nobreak novo e economize ainda mais contratando junto com a aquisição do nobreak.

 

A Digitek sempre está disponível para orientar no processo de aquisição de seus equipamentos com uma consultoria eficaz desde o início do projeto, venda e pós venda.

 

Entre em contato e cnsulte-nos 31-3497-5020 online@digitek.com.br

 

< jdoc:include type="modules" name="overlay" style="xhtml" />